Margem de Contribuição x Markup na Precificação

        Veja o perigo em precificar utilizando o método de markup. Markup significa marcar em cima, referindo-se ao valor de custo. É uma prática muito comum no mercado, vindo de uma cultura de anos sofrendo com altos índices de inflação.

Veremos agora um exemplo que deixará bem claro o erro que podemos cometer.

Um determinado produto custa R$5,00 e para facilitar a formação do preço, venderei por R$ 10,00. Neste caso apliquei fator 2. Mas surgem as dúvidas: Será que esse preço cobre todas as despesas geradas? Quanto sobra para pagar o custo fixo? Qual o lucro que vou ter na venda?

Realmente fica impossível responder essas questões.

Vamos aplicar o mesmo exemplo ao método de Margem de Contribuição, note a riqueza nos detalhes.

O custo de aquisição da mercadoria é R$ 5,00; as despesas de vendas somam 25% incluindo impostos, taxa de cartão, comissão e embalagem; o custo fixo (estrutura física e administrativa) pesa 25% e o lucro é desejado em 10% do faturamento.

Como fazer uma conta misturando valores em reais e em porcentagem? Simples, basta somar os valores relativos 25%+25%+10% = 60%. O fator que iremos dividir o custo de aquisição é 100%-60% = 40%.

R$ 5,00 dividido por 40% é igual a R$ 12,50. Este é o preço que devo praticar. Temos as respostas para aquelas questões:

Preço de venda        R$ 12,50     100%

Custo de aquisição  R$    5,00      40%

Despesas de venda R$    3,12      25%

Custo Fixo                 R$    3,12      25%

Lucro                          R$    1,26      10%

Comparando com o cálculo por Markup a equação da venda fica assim:

Preço de venda        R$ 10,00     100%

Custo de aquisição  R$    5,00      40%

Despesas de venda R$    2,50      25%

Sobra de R$ 2,50 para pagar o custo fixo e obter lucro.

Não atinge o objetivo que é obter 10% de lucro sobre as vendas. Estaria perdendo dinheiro em cada venda. Entre em contato conosco, iremos ajudar. Compartilhamos nosso conhecimento.