Formação de Preço
No diagrama acima evidenciamos o que é o conteúdo das 3 formas de precificação.
Essas formas refletem a forma de precificar que uma empresa pode adotar, dependendo do ambiente macroeconômico e da concorrência instalada.
No primeiro caso, é uma regra geral, reflete o senso comum entre todos os Ofertantes.
No segundo caso, reflete posições individuais, cada um atuando com suas distintas estratégias no mercado, baseado em suas vantagens ou desvantagens competitivas.
O terceiro caso reflete a posição de uma empresa que já passou pelas duas fases anteriores, fixou uma boa imagem no mercado e pode desfrutar de uma percepção de valor que os consumidores conferem aos seus produtos e serviços.
O Curso de Pricing que ministramos é composto de 3 fases.
Fase I – Preço Imposto pela Oferta > Vamos chamá-la de FORMA IMPOSITIVA DE PRECIFICAR;
Fase II – Preço regulado pelo Mercado > Vamos chama-la de FORMA RESTRITIVA DE PRECIFICAR;
Fase III – Preço que reflete a percepção de valor conferido pelo mercado (pelo consumidor) > Vamos chama-la de FORMA DO “ESTADO DA ARTE” DE PRECIFICAR.
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De qualquer forma, preço é a principal variável entre as quatro que orientam as estratégias de marketing.
Conheça mais sobre nossa metodologia do “FourMix”, que antecipa no planejamento de vendas o resultado econômico esperado para o fim do mês.
O diagrama abaixo evidencia o que chamamos de “Fluxo Virtuoso”, autoexplicativo.
O “Pricing” impulsiona as ações de marketing (Estratégia de Marketing) que determina o Resultado Econômico Projetado.
Fluxo Virtuoso