Um erro bobo que você nem sabe que está cometendo…

Precificar seu produto ou serviço, não é tarefa das mais fáceis.

Mesmo as pessoas que estudaram sobre o assunto, já se pegaram quebrando a cabeça para descobrir o que está faltando, onde está o erro…

Como você já sabe, regras simples tem sido repetidas por gerações e gerações de empresários.

Entretanto você pode escolher SIM qual a forma mais lucrativa de precificar para a sua empresa.

Para isso você só precisa conhecer formas eficientes, inovadoras e ter em mãos as ferramentas necessárias.

Nas economias modernas, de concorrência intensa, precificar está na ordem do dia.

O conceito de Pricing, ou Precificação, foi muito ampliado passando a referir-se a uma tarefa complexa de estabelecer preços e condições de pagamento, plenamente em sintonia com as expectativas do consumidor.

Mas você não vai chegar ao seu preço ideal se continuar cometendo o mesmo erro bobo que muitas empresas cometem.

Quando chega o final do mês você tem a sensação de que “morreu na praia”, ou de que a situação está fora do seu controle, não é mesmo?

Você se pergunta como conseguir o equilíbrio entre custos/despesas, montante do custo fixo e Faturamento…

A Eagle deseja que você conheça em detalhes a teoria de precificação através da Margem de Contribuição e possa:

• Incrementar a competitividade dos preços
• Incrementar a lucratividade e rentabilidade dos preços
• Incrementar a produtividade e inovação do seu negócio

Parece interessante? Então continue lendo este artigo para saber como fazer uma melhor precificação!

Você vai saber mais sobre:
• Qual é o erro bobo
• Métodos de formação de preço
• Fluxo virtuoso
• PREÇOJUSTO – Formador de preço e Gestor de Lucratividade

Nenhuma precificação estratégica começa sem a aquisição de conhecimento.

Guarde esta frase, vou falar mais sobre ela adiante!

Você comprou um produto por R$5,00 reais. Automaticamente você vai vendê-lo por R$10,00, ou vai multiplicar por 3 e vendê-lo por R$15,00…

Você conhece o que é o chamado Mark Up?

Se você calcula seu produto da maneira como descrevi acima, multiplicando o custo por 2 ou por 3, Mark up é exatamente a teoria que você está utilizando para precificar seu produto.

Esta é a regra que tem sido repetida através de gerações e foi tida como simples e eficiente.

Porém é um engano terrível precificar assim.

Afinal como você espera organizar o seu negócio de maneira lucrativa se você sequer sabe se esta margem de “ganho” em cima do preço do seu produto está sendo suficiente para pagar seus custos?

Por falar em custos, você já calculou quanto custa um produto parado em seu estoque por um dia, uma semana, ou um mês?

Em quanto tempo você recuperará ou multiplicará o investimento feito em seu negócio?

Como você pode calcular o preço do seu produto se não sabe qual a MARGEM de CONTRIBUIÇÃO necessária para pagar o capital investido?

Será que seu dinheiro não estaria rendendo mais em uma aplicação financeira do que em sua empresa?

Estas e muitos outras respostas sobre sua performance, são essenciais para você começar a pensar em fazer a precificação do seu produto ou serviço.

Você alguma vez já pensou que esta informação fará parte do seu preço?

Agora você já consegue perceber a complexidade desta conta.

E ainda tem muitas outras variáveis sobre o preço, como os três pressupostos básicos e contraditórios entre si: precisam ser competitivos, lucrativos e rentáveis.

Deu nó na cabeça? Quase né… Você esta só imaginando o tamanho da equação que vai ter que montar…

Calma, temos a Ferramenta que você precisa!

Se você tentou responder as perguntas que fiz acima, viu que precificar é uma tarefa muito mais complexa e importante do que muitos pensam.

Não saber a resposta destas perguntas põe por água abaixo seu planejamento do preço.

Cada falta de dados, de uma maneira diferente, pode estar enganando seus resultados. Fazendo você acreditar que está tendo lucro, quando na verdade existem ralos enormes escoando seus ganhos.

Portanto vamos conhecer métodos de formação de preço que refletem a forma de precificar que uma empresa pode adotar, dependendo do ambiente macroeconômico e da concorrência instalada.

A primeira é a Precificação Impositiva, baseada nos custos.
É uma regra geral e reflete o senso comum entre todos os Ofertantes.

A segunda é a Precificação Restritiva, baseada em Mercado.

Esta forma reflete posições individuais, cada um atuando com suas distintas estratégias no mercado, baseado em suas vantagens ou desvantagens competitivas.

A terceira é a Precificação “Estado da Arte”, baseada em Valor.

O terceiro caso reflete a posição de uma empresa que já passou pelas duas fases anteriores, fixou uma boa imagem no mercado e pode desfrutar de uma percepção de valor que os consumidores conferem aos  seus produtos e serviços.

Quanto mais você souber sobre as Formas de Precificar, mais fácil será completar esta tarefa tão importante para a sua empresa. E até mesmo sofrerá muito menos com os resultados no final do mês. Veja mais aqui sobre os Métodos de Formação de Preço!

A formulação de Preços não é uma prática isolada da gestão estratégica do marketing.

É parte essencial do chamado Mix de Marketing, a consideração dos famosos 4 P´s: Preço, Praça, Produto e Promoção.

Em nossas experiências de campo desenvolvemos um plano de trabalho otimizado que leva as organizações a responderem questões fundamentais para maximizar a combinação desses 4 P´s e alcançarem patamares elevados de produtividade e lucratividade.

A imagem abaixo evidencia o que chamamos de “Fluxo Virtuoso

O “Pricing” impulsiona as ações de marketing (Estratégia de Marketing) que determina o Resultado Econômico Projetado.

Conheça mais sobre nossa metodologia do “FourMix”, que antecipa no planejamento de vendas o resultado econômico esperado para o fim do mês.

CONHEÇA UMA FERRAMENTA INDISPENSÁVEL

PREÇOJUSTO é a chave do sucesso para a Precificação na sua empresa!

Nunca ouviu falar ou não sabe nem pra que serve o PREÇOJUSTO?

Tudo bem! Sem problemas!

Garanto que até o final deste texto você conhecerá não só os conceitos básicos sobre o assunto, como estará ansioso para aplicar esta estratégia em seu negócio!

Mas antes de tudo vamos entender como surgiu o PREÇOJUSTO.

Flavio Carelli, Claudia Shiozuka e Marcus Epprecht são os idealizadores e os criadores do PREÇOJUSTO. (Conheça mais sobre eles clicando aqui)

Ao longo dos anos prestando serviços como consultores de negócios e gerindo grandes empresas, perceberam que faltava uma chave no processo.

Muito se fazia em cima do Controle Gerencial Estratégico ou seja em cima da apuração dos resultados mensais.

Mas este era o final de um processo. Era como analisar uma partida que já tinha acontecido.

Assim como o Fluxo Virtuoso demonstra, o princípio desta equação está na formação do preço.

Sabendo a importância das estratégias de Pricing em uma empresa, e ainda sabendo que a maioria das médias e pequenas empresas não possuem este tipo de prática e nem ferramentas para tal, foi que surgiu a ideia do PREÇOJUSTO.

Se você ainda não percebeu o que o conhecimento e as estratégias aplicadas no PREÇOJUSTO, podem fazer por sua empresa, continue lendo.

Aqui vai uma lista rápida de algumas funcionalidades deste SOFTWARE único desenvolvido pela Eagle: (você pode ver também o infográfico exclusivo sobre o PREÇOJUSTO aqui)

  • Ferramenta de formação de preços e gestão da lucratividade
  • Garante uma eficaz prática de preços competitivos, lucrativos e rentáveis
  • Simulação de condições de precificação por Bem ou Serviço
  • Simulação de negociações
  • Gera tabelas de preços com novas composições de custos e margem
  • Permite a formação de uma projeção de vendas que calcula a Margem de Contribuição
  • Possui diversos painéis com análises, além de comparativos

Todo este processo de precificação foi testado e desenvolvido cuidadosamente em cima do conceito de Margem de Contribuição. Veja o artigo exclusivo sobre Margem de Contribuição.

Nosso software calcula preços e faz a análise da lucratividade das vendas. mas você pode ainda não ter conseguido visualizar tudo o que isto significa.

Por ser um campo relativamente novo e desconhecido da grande maioria das pessoas, muitas dúvidas aparecem a respeito do Pricing.

Diversificar e utilizar recursos inovadores e de qualidade, faz parte não só de uma boa estratégia de Pricing da Eagle, mas também da nossa filosofia.

EAGLE

Ficou com dúvidas? Não sabe por onde começar a aplicar em sua empresa estas práticas?

Para encaixar algo novo em sua empresa, mesmo que pareça impossível, você pode contar com a Eagle.

Mas o primeiro passo tem que ser seu.

Se você tem algo que gostaria de realizar, não deixe para começar amanhã. Aposto que quando amanhã chegar você vai ter desejado ter começado ontem.

A Eagle pode verificar se a sua empresa, está com PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PREÇOS E GESTÃO DE LUCRATIVIDADE em condições adequadas.

Se os profissionais envolvidos com a função de PRECIFICAR possuem conhecimentos suficientes para assegurar à empresa boas políticas de precificação.

Jogue fora aquilo que não serve mais para você e abra espaço para o novo.

No diagnóstico isso é evidenciado e em havendo alguma fragilidade será indicada qual é e como poderá ser corrigida, para garantir que a empresa pratique preços competitivos e lucrativos.

Ainda enviamos para o interessado que fizer o diagnóstico de Pricing com a Eagle, uma assinatura temporária do PREÇOJUSTO.

Nenhuma precificação estratégica começa sem a aquisição de conhecimento!

Lembra desta frase? O conhecimento que você precisa, nós da Eagle orgulhosamente oferecemos a você!

Você deseja aprender a produzir preços rentáveis, lucrativos, competitivos, tampar os ralos em suas contas? Gastando no mínimo a metade do tempo, porque você tem o PREÇOJUSTO ao seu lado? Garantindo mais lucro e organização ao seu negócio? Conheça o curso de Pricing da Eagle. Clique aqui e saiba mais!

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