Cashflow in preview – Razão de ser

Ouça matéria completa no Spotify

Fluxo de caixa operacional para incorporadoras

A atividade de incorporar é uma atividade tipicamente financeira.  Também uma atividade que demanda um excelente desempenho em marketing e vendas. É um sistema bem estruturado. Do ponto de vista de engenharia financeira e do ponto de vista legal, confere aos entes envolvidos, o alcance de objetivos de possuírem seus imóveis próprios, difíceis de serem alcançados com esforços pessoais.

Apesar do trabalho de construção aparentar ser o esforço maior; na prática não é. O esforço maior está na coordenação e na colaboração de todos os agentes que intervêm na construção do empreendimento, de forma eficaz.

Nesse sentido, os fatores determinantes de bons resultados, são as vendas e as corretas aplicações dos recursos financeiros.

Assim, a razão de ser, é atrair compradores para as unidades que serão construídas; clientes que tenham condições financeiras de aportar periodicamente, parcelas de determinado valor, em um determinado prazo, que viabilize o cronograma de execução da obra, para entrega em um prazo final acertado entre as partes.

Portanto, a incorporadora é quase um banco. Recebe depósitos de “n” depositantes, mensalmente, e assume o compromisso de entregar uma obra pronta e em condições de uso, após um certo prazo, previamente contratado.

O trabalho da incorporadora é gerir esses recursos, alocá-los na obra, fazendo com que o fluxo de caixa seja adequado para que a velocidade de construção necessária para entrega do imóvel no prazo combinado, ocorra.

São três as variáveis críticas envolvidas neste propósito:

A velocidade de vendas,
A velocidade de recebimento de recursos;  
A velocidade de construção das obras.

Assim, a razão de ser dessa ferramenta de bi, que vamos chamar de “cashflow in preview”, é gerenciar essas três variáveis, de forma tão precisa, que permita aos gestores, terem à sua disposição, um “dashboard” de leitura do orçamento físico e financeiro da obra, para que os recursos financeiros necessários, estejam sempre disponíveis, e viabilizar a construção, de acordo com os prazos definidos no cronograma da obra.

Esse assunto está esmiuçado no e-book que a Eagle Business Partner produziu, para que você possa implementá-lo na sua organização, se for uma incorporadora.

Eagle Business Partner – ceo Flavio Carelli – fevereiro 2023.

Acione o botão abaixo e baixe seu exemplar: https://eaglepartner.com.br/cursos/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *