Gestão de ativos digitais.

O QUE SÃO ATIVOS DIGITAIS?

“São todos os arquivos eletrônicos contendo leads conseguidos no passado, mas ativos, conteúdos, imagens, brands, ferramentas de BI, softwares, aplicativos, plataformas, dashboards, softwares, blogs, landpages, que alguém possa ter, como propriedade pessoal, que possam ser acionados em proveito próprio, seja para vender serviços, produtos, causas e ideais. Embora intangíveis, possuem grande valor econômico e financeiro, devido ao potencial de geração de riquezas neles contidos* ”.

Essa é uma tentativa de definição que estou compartilhando, na esperança de que, os que estiverem lendo esse “paper”, possam me ajudar a melhorá-la ou ser totalmente rejeitada. O importante é conseguir uma definição para essa fonte de “riqueza” e formatar um sistema de gerenciar esse complexo que aqui vou denominar de “SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA DE ATIVOS DIGITAIS.”

Venho observando que um Ativo semelhante a este, o CAPITAL DE GIRO, deixou de ser a principal demanda das empresas de modo geral e em particular onde ele era muito escasso, nas PME’s. Essa afirmação não é sem fundamento. Temos três Pousadas, tipo de negócio que nenhum banco tem ânimo de emprestar dinheiro, muito menos para Capital de Giro. Desconheço a Pousada que tenha tido qualquer ajuda no Programa de Apoio às PME’s, chamado “PRONAMPE”. E como elas têm sobrevivido?

Graças ao uso intensivo de ATIVOS DIGITAIS que, com maior ou menor competência, os empresários de hotelaria conseguiram implementar em seus negócios, apoiados que foram por plataformas de captação de clientes e financiamento das diárias de hospedagem, como TRIVAGO, BOOKING, DECOLAR PONTO.COM.

Essa combinação de venda muito dinâmica e linha de credito para o consumidor e para o empresário, foi milagrosa para a indústria de hospedagens. A oferta de credito mediante cartão de crédito, com linha de financiamento para pagamentos em até 12 x, a juros baixos, tem incentivado a demanda de hospedagens Brasil afora, como nunca antes. Os empresários de hotelaria tiveram, por conseguinte, solução para dois problemas fundamentais: vender disponibilidades de UH – unidade hoteleira) e suprimento de capital de giro, na hora e sem burocracia, com antecipação total ou parcial do montante da venda, solucionando
de vez sua até então crônica demanda de Capital de Giro.

Essa observação, que vivemos em nosso negócio de hotelaria, me deu a compreensão do quanto uma eficiente gestão dos Ativos Digitais pode revolucionar os negócios, levando-os para o Crescimento Exponencial seja por:/

  1. Expandir seu mercado; mundo afora é o limite
  2. Financiar o seu cliente, oferecendo crédito imediato, mediante Cartão de Credito para pagar a vista ou a prazo.
  3. Expandir o poder de compra do consumidor, que pode migrar da opção a vista para a prazo, onde a decisão não é diante da restrição do montante, que não pode ser pago na opção a vista e sim pela parcela que pode ser paga a prazo, mensalmente.
  4. Diminuir as despesas de vendas, sejam comissões de intermediários ou custos financeiros elevados.
  5. Operar com preços mais baixos, decorrentes de custos menores.
  6. Reduzir o Custo de Aquisição de Novos Clientes, CAC, por ter a condição de “falar” com o seu publico alvo, com direcionamento quase pontual, desde que tenha um excelente trabalho de Gestão de Marketing Digital que identifique qual é a PERSONA que busca.
  7. Ajustar de forma contínua e persistente, seus conteúdos que são mensagens que manda a seus clientes, na busca de leads. Via
    auditorias periódicas, buscar correlações entre o que propaga e o que é assimilado pelo prospect, evitando financiar anúncios
    inócuos e custos de divulgação nocivos.
  8. Minerar seus Bancos de Dados e conhecer mais o seu cliente para:
    • Buscar sua fidelização
    • Oferecer vantagens para que ela possa comprar com mais frequência
    • Ver quais são os hábitos de consumo do cliente, e o que você poderia fazer para atendê-lo em outras demandas sinérgicas ao seu negócio
    • Como atendê-lo melhor
    • Conhecer as razões que levaram o cliente a comprar de você: são razões Geográficas? Temáticas? Relação Custo Benefício? Atendimento? Experiência impactante? Estacionamento? Site de navegação amigável? Site Seguro? Assistência pós venda?
  9. A mineração de dados pode surpreender, notadamente quando correlações inesperadas possam ser descobertas nessa mineração. Exemplo: em um Banco de Dados de uma Incorporadora podem ser identificadas várias motivações de compra de imóveis. Uma parte de pessoas querem comprar para habitarem, outra para investirem e usufruir e outra para especular com a valorização do empreendimento, à medida que as ofertas do incorporador vá diminuindo. Essa percepção dos diversos
  10. perfis de compradores, muda completamente o endereçamento de mensagens e de conteúdos, não só de mídia. Resulta numa gestão de Marketing Digital mais eficaz, na busca por uma correlação maior entre leads e vendas.

Essas afirmações e constatações práticas, nos levou a pensar na criação
de um “SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA DE ATIVOS DIGITAIS.”

Por que?

Tenho buscado apoio de muitos profissionais de Marketing Digital e sempre percebo um encantamento pela estética do trabalho em detrimento do resultado que o patrocinador deseja/precisa alcançar.

As razões disso pude perceber como usuário de marketing digital: uma quantidade imensa de possibilidades, ferramentas, segmentos de mercado, canais de vendas, etc. Abundância de recursos. Sendo que cada negócio demanda soluções tópicas, especificas.

Portanto, definir um Sistema de Gestão Integrada de Ativos Digitais é inaugurar uma nova forma de gerenciar os ATIVOS DIGITAIS.

A primeira tarefa é reconhecer que os ATIVOS DIGITAIS SÃO HOJE O MAIOR E MELHOR INVESTIMETO QUE UMA EMPRESA PODE FAZER. Sem venda não há negócio. Não havendo negócio não há como sustentar uma empresa. Esse Sistema é uma PODEROSA FERRAMETA DE GERAR RIQUEZA, no âmbito das PME’s.

As grandes fortunas que foram criadas nos últimos 15 anos, mundo afora, estão relacionadas com a competência de Grupos como GOOGLE, FACEBOOK, TWITTER, MERCADO LIVRE, SUBMARINO, MAGALU, PÃO DE AÇÚCAR, AMERICANAS.COM, BOOKING, TRIVAGO, DECOLAR.COM; cujos ATIVOS, são seus BANCOS DE DADOS. Dedicam vultuosos recursos à gestão efetiva e eficaz de seus Bancos de Dados. Lutam desesperadamente na busca de aumentá-los cada vez mais.

Em proporção menor, as PME’s precisam seguir o mesmo caminho. Portanto, precisam investir em um SISTEMA DE GESTÃO DE ATIVOS DIGITAIS.

A nosso ver, a dificuldade está no fato de que os leques de opções de ganhar dinheiro são tão amplos que acaba mantendo inerte o empresário solo, paralisado e sem ação, pela visão de uma gigantesca tarefa para a qual não está preparado para fazer.

A criação desse Sistema de Gestão de Ativos Digitais, visa suprir essa lacuna, incialmente fornecendo ao mercado, soluções customizadas. As soluções customizadas são maneiras de oferecer aos clientes, produtos e serviços que encaixam perfeitamente nas suas necessidades. Ao fazer isso, essa clientela terá uma experiência mais positiva, o que leva à fidelização.

Em princípio iniciar o trabalho em oito frentes substantivas:

  1. Trazer à existência formal o BANCO DE DADOS QUE A EMPRESA JÁ AMEALHOU.
  2. Aplicar sobre esse Banco de Dados uma Inteligência de Dados. Conhecer o quem eles revelam.
  3. Ter uma correta percepção da PERSONA OU DAS PERSONAS que deseja alcançar.
  4. Definir políticas de comunicação baseadas nessas análises e nos objetivos a alcançar, junto as Personas eleitas.
  5. Definir os conteúdos que serão divulgados.
  6. Definir os canais que serão usados.
  7. Construir um Dashboard para monitorar constantemente, em tempo real, o que rola em todos os canais. Indispensável uma plataforma Omnichannel:
  1. Desenvolver, treinar, uma equipe interna para gerenciar esse SISTEMA, com respostas em tempo real.

A Eagle tomou a inciativa pioneira, e partirá para o mercado com uma configuração mínima de 4 profissionais, a seguir nomeados, nesta primeira fase:

1º – Autor da Iniciativa – Flavio Carelli, como Coordenador da iniciativa, pelo fato de ser o Profissional que está mais afinado com as necessidades do segmento de PME’s, 95,00% das empresas brasileiras
Aqui está o Perfil Profissional de Flavio Carelli, CEO DA Eagle Business Partner, há 13 anos no mercado de Consultoria de Empresas PME’s.
https://www.linkedin.com/in/flavio-carelli-25081224/

2º Milton Zepperlin – Profissional de Marketing Digital, que aceitou o convite para participar dessa inciativa, como profissional de MARKETING DIGITAL, o que faz com muita competência na condição de CEO da WOL MARKETING, sediada em Americana; é o responsável pelo MD da Eagle.
Perfil do Milton Zepperlin e da Wol:
https://www.linkedin.com/in/miltonzeperlin/

3º André Guimarães
Director Of Internal Audit Director Of Internal Audit
PBH – Prefeitura Municipal de Belo Horizonte · Tempo integral PBH – No momento · 10 anos 1 mês jul de 2012 – Diretor de Inteligência de Dados, Diretor de Auditoria de TI, Gerente de Auditoria de TI – Gerente de Auditoria de Inspeção Física, Auditor.
Perfil do André Guimarães:
https://www.linkedin.com/in/andre-guimaraes-aa9bb310/

4º Galo Lopez Noriega
Competências
Statistical Data Analysis
Perfil: https://www.linkedin.com/in/galo-lopez-noriega/

Como viabilizar essa iniciativa, monetizar a proposta de serviço, cunho
multidisciplinar.

A proposta para operacionalizar a iniciativa é fazer uma associação cooperativa entre os profissionais envolvidos; cada um contribuindo com seus próprios Ativos Digitais (Know-How, Conhecimento, Experiência), com a percepção convicta de que o conjunto dos Ativos tem valor que excede os valores individuais de cada um, quando atuam solo.

A Comercialização ostensiva seria feita pela Eagle Business Partner, e cada um atuaría em seu espaço pessoal, divulgando a ideia e indicando a fonte de como contratar os serviços via Eagle.

A Precificação seria no sentido de praticar o menor preço possível, praticando preços com IMC (índice de margem de contribuição) de 40,0% como base. A política de Precificação deve priorizar obtenção de volumes de trabalho. Nesse sentido o IMC desejado pode até ser reduzido, desde que haja volume de vendas em um só comprador que compense com folga a redução de margem. A obtenção de um maior numero de clientes tem como objetivo usar esse produto como ponto de lança para vendermos outros Ativos que cada um dos cooperados detém.

A cooperativa reteria um percentual a ser combinado entre as partes, para cobrir seus custos e despesas variáveis. O restante seria distribuído entre cada cooperado, na proporção do peso de cada orçamento individual.

O orçamento de cada cooperado comporá a proposta de preço para o cliente final, e deverá observar as premissas de precificação anteriormente citadas.

A proposta de conhecimento multidisciplinar poderá envolver mais cooperados; no momento são previsíveis aqueles que possam aportar Know-How em Inteligência Artificial e Realidade Virtual. Uma vez convidados, deverão ser admitidos nas mesmas condições aqui consensuadas.

A execução dos trabalhos deverá ser acertada para implementação via online, condição fundamental para que os preços possam ser mais acessíveis e de conseguirmos abranger um cosmo mais expandido.

Esse trabalho é uma sugestão. Como foi nossa a inciativa, inclusive de convidá-los, foi minha obrigação fazer o primeiro draft da ideia. Mas isso não é suficiente. Necessário e desejável agora, é obter a contribuição de cada um. Estou enviando este mesmo “paper”, que está em arquivo WORD, para o Milton Zeperllin, para o Andre Guimarães e para o Prof. Noriega, simultaneamente.

SBC; 20.7.2022 – Flavio Carelli – CEO Eagle Business Partner

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