Veja o perigo em precificar utilizando o método de markup. Markup significa marcar em cima, referindo-se ao valor de custo. É uma prática muito comum no mercado, vindo de uma cultura de anos sofrendo com altos índices de inflação.
Veremos agora um exemplo que deixará bem claro o erro que podemos cometer.
Um determinado produto custa R$5,00 e para facilitar a formação do preço, venderei por R$ 10,00. Neste caso apliquei fator 2. Mas surgem as dúvidas: Será que esse preço cobre todas as despesas geradas? Quanto sobra para pagar o custo fixo? Qual o lucro que vou ter na venda?
Realmente fica impossível responder essas questões.
Vamos aplicar o mesmo exemplo ao método de Margem de Contribuição, note a riqueza nos detalhes.
O custo de aquisição da mercadoria é R$ 5,00; as despesas de vendas somam 25% incluindo impostos, taxa de cartão, comissão e embalagem; o custo fixo (estrutura física e administrativa) pesa 25% e o lucro é desejado em 10% do faturamento.
Como fazer uma conta misturando valores em reais e em porcentagem? Simples, basta somar os valores relativos 25%+25%+10% = 60%. O fator que iremos dividir o custo de aquisição é 100%-60% = 40%.
R$ 5,00 dividido por 40% é igual a R$ 12,50. Este é o preço que devo praticar. Temos as respostas para aquelas questões:
Preço de venda R$ 12,50 100%
Custo de aquisição R$ 5,00 40%
Despesas de venda R$ 3,12 25%
Custo Fixo R$ 3,12 25%
Lucro R$ 1,26 10%
Comparando com o cálculo por Markup a equação da venda fica assim:
Preço de venda R$ 10,00 100%
Custo de aquisição R$ 5,00 40%
Despesas de venda R$ 2,50 25%
Sobra de R$ 2,50 para pagar o custo fixo e obter lucro.
Não atinge o objetivo que é obter 10% de lucro sobre as vendas. Estaria perdendo dinheiro em cada venda. Entre em contato conosco, iremos ajudar. Compartilhamos nosso conhecimento.