Planejamento Estratégico para expandir negócios.
Por incrível que pareça, existem empresários com medo de crescer. Aconteceu com uma empresa, muito conhecida na sua região pela qualidade, serviço e tradição, valores percebidos por seus clientes e que valorizaram muito o nome do estabelecimento.
Os empresários vinham acompanhando o crescimento da empresa sem muitas ações ambiciosas.
De fato, pouca ambição. Possuem um nome tão forte no mercado que recebeu propostas de franquias, food trucks e novos pontos, inclusive em shoppings. Excelentes oportunidades de crescimento, não comum a empresas pequenas.
Problema:
A empresa, bem consolidada, vem crescendo naturalmente. Como os donos executam pessoalmente trabalhos desde operacionais até administrativos, não encontram tempo para serem empresários.
O trabalho gerencial, formal, sistematizado, é escasso. Como iriam decidir sobre as novas propostas de expansão?
Não tinham respostas para as perguntas e nem tempo para considera-las:
• Qual ponto de venda é mais lucrativo?
. Qual retorno de investimento para cada tipo de ponto de venda?
• Qual seria a logística dos produtos para atender os pontos mais distantes?
Sem respostas, a paralisia é uma resposta que se impõe.
A Solução finalmente foi encontrada: A implementação de Contabilidade Gerencial, o Controle Gerencial Estratégico. Um setor de controladoria foi implantado na empresa. Os dados foram tratados e transformados em informações. Informações para decidir as estratégias de marketing e econômicas.
O que a empresa passou a ver:
1. A empresa era muito lucrativa, valia a pena investir em expansão;
2. Entre os pontos de vendas atuais, qual era a característica do mais lucrativo?
3. Qual seria o modelo de negócio a seguir para construir a franquia?
4. Qual seria o tempo de retorno para investir em food trucks?
5. Em quais regiões das novas cidades, o produto seria bem aceito?
De posse de relatórios confiáveis, medindo a lucratividade por ponto de venda e por tipo de produtos, os gestores que agora encontraram motivação e tempo para serem empresários, passaram a analisar indicadores de rentabilidade considerando diferentes condições de comercialização.
Além de conhecerem melhor seus clientes e desenvolverem produtos para atrair novos clientes, seguindo as tendências de mercado e regionais, estão com os olhos voltados para as novas oportunidades, antes não consideradas.
Depois de instituir uma Contabilidade Gerencial, a empresa passou a ter segurança para a administrar o crescimento seguindo indicadores econômicos e não mais decidir seguindo intuições. E isso vai mudar tudo no futuro de seus negócios.