Pricing, para Gerar Riqueza.

A razão principal porque fazemos negócios, construímos empresas e dedicamos toda nossa atenção para que prosperem,  é para que elas gerem riquezas, para nós, os empresários, para nossos colaboradores e satisfação para nossos clientes.  

Mas será que ao trabalhar no dia-a-dia, pegar no batente, temos essa consciência no topo de nossas mentes, para orientar nossas decisões? Talvez não. Por exemplo: por que Porta da sua empresa entra a riqueza? Você sabe? Se você acertou, ai embaixo tem meu contato. Mande-me sua resposta e lhe enviarei um brinde. A resposta certa é:  pela Porta do Preço.  

E Preço é  Porta? É  sim.

Se ele estiver mais barato que seus concorrentes, você venderá muito e possivelmente, o que estará entrando pela Porta do Preço é  Prejuízo. Por que será que meus concorrentes vendem mais caro do que eu? Essa deveria ser a sua primeira indagação, para checar o preço que pratíca.  

Se ele estiver acima do preço dos seus concorrentes? O Prejuízo será o resultado que esse preço está deixando passar. Preços altos significam baixos volumes de vendas e com isso, o Prejuízo entra pela Porta do Preço.

Conclusão: pela Porta do Preço, tanto passa o Prejuízo quanto passa o Lucro. E o que você pode fazer para deixar passar só o Lucro?

Simples: reveja a forma como você faz a precificação de seus produtos e ou serviços;  elimine o mal pela raiz; pratique preços competitivos, lucrativos e rentáveis.

A maioria dos empresários, pratíca a formação de preços de forma simples e rápida. Se tem um custo de aquisição de algo para vender, multiplica por um fator, 3, por exemplo, para obter o preço de venda.

Exemplo: comprei algo que me custou R$ 15,00, logo venderei por R$ 45,00. Concluo que estarei ganhando 2 vezes o que paguei, ou 200% sobre o custo. Entusiasmante…ficarei rico logo… logo…, conclui.

Mas, será que você vai vender? E se vender, venderá as quantidades que o mercado quer comprar? E fica com muitas dúvidas: quanto será que realmente estou ganhando?  Poderia vender esse produto mais barato? Por quanto? Mais dúvidas…

Esse é o propósito desse artigo. Dizer que se você está praticando a precificação acima, multiplicando o custo por um fator fixo para obter o preço de venda, está precificando de forma equivocada. A Porta por onde deveria entrar a Riqueza, está fechada ou aberta ao resultado ruim.

A forma segura de precificar e trazer a Riqueza para dentro do seu negócio, é um pouquinho mais trabalhosa, mas garante o resultado que você precisa obter.

E como assim?

Vamos lá. Quando você vai calcular o preço de alguma mercadoria, seja ela produto ou serviço, deve estar preparado para responder três perguntas?

1.    Quanto custa para produzir ou prestar o serviço de algum produto?
2.    Quanto de despesa deverei pagar, após vender e entregar o produto ou o serviço?
3.    Quanto preciso ganhar com a  venda do produto ou serviço?

O raciocínio começa em responder a pergunta 3, em primeiro lugar.

Para produzir algum produto ou serviço, você precisa aplicar algum capital, por mais simples que  possa ser o seu negócio.  Anote este número, digamos R$ 100.000,00. Pense que esse dinheiro tem um custo de oportunidade. Embaixo do seu colchão rende zero. Aplicado no “Tesouro Nacional” renderá a Selic. Na Poupança cerca de  0,9% ao mês. Portanto, esse capital, ao ser aplicado no seu negócio, deverá render uma taxa financeira mínima, digamos Selic, mais um percentual para remunerar o  risco ao estar no negócio. Digamos que Selic + taxa de risco somem 3,00% ao mês.

Ou seja, você buscará uma remuneração para o seu  capital de 3,00% x R$ 100.000,00 = R$ 3.000,00/por mês.  

O que isso significa? Que você, ao entrar neste negócio, sabe de antemão que após 34 mêses, não terá só R$ 100.000,00 de capital, mas R$ 202.000,00.

E mais, para fazer esse trabalho você precisa de algumas despesas operacionais, aluguel de um ponto de venda, iptu, luz, água, internet, contador, etc, enfim, terá uma despesa fixa mensal, recorrente. Digamos que essas despesas fixas somem R$ 10.000,00; e que você espera faturar por mês, R$ 50.000,00. Portanto as despesas fixas, de R$ 13.000,00,  representarão 26,00% do seu faturamento mensal.  

Somando R$ 3.000,00 de ganho sobre o capital, mais R$ 10.000,00 de despesas fixas, você terá de garantir que o negócio lhe proporcione, como MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO, R$13.000,00/R$50.000,00, o que dá uma taxa de 26,00%. Se as despesas fixas são de 20,00% sobre o faturamento (R$10.000,00/R$50.000,00), o lucro será de 6,00% sobre o volume de vendas, ou seja r$ 3.000,00/mês.

Qual seria então o preço de venda a ser praticado?

Considerando que o preço de venda é 100,00% e que dele você retira 26,00% para remunerar seu capital e as despesas fixas, sobram 74,00% do preço de venda, para remunerar custos de produção e despesas de vendas. Digamos que você gastará 50,00% do preço de venda para produzir o que vai vender, significa que as despesas de vendas não poderão ser maiores do que 24,00%.  

Com esse cuidado, dá para você perceber que esse monte de contas que fez, conferiu a você, como contrapartida, um montão de certezas sobre o que está fazendo e uma infinidade de informações para não fazer o que não deve fazer, se seu propósito for ter uma Porta aberta para a riqueza entrar.

Uma boa notícia para você. Todos esses cálculos e fórmulas, já estão resolvidas e prontas para você praticar um Preço Justo, Dinâmico, Competitivo, Lucrativo e Rentável, usando o nosso ERP, formatado com softwares de Inteligência de Negócio, by Eagle.Patner, que faz e atualiza esses cálculos a todo instante, independente de sua atuação direta.

Peça uma demonstração para conhecê-lo e conhecer outras potencialidades de Precificar pelo método de Precificação da Eagle, Pricing para Gerar Riqueza.

Agora é só entrar em contato comigo para me dizer qual foi a sua resposta à pergunta: “Por que Porta a Riqueza entra na sua empresa”?

Whatsapp 55 11 944.927.923 – Flavio Carelli – CEO Eagle.Partner

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